Introdução
No fim de 2021, através de pessoas próximas, comecei a entender mais sobre a proposta de ENS e sobre a Comunidade. Inicialmente foi um turbilhão de informações onde o primeiro sentimento foi me sentir sobrecarregada com tanto conteúdo novo. Uma das grandes questões era qual a importância de ter um domínio ENS e como isso seria benéfico para seus usuários. Além disso, acompanhando toda a excitação das pessoas em fazer parte dessa nova tecnologia, pessoas de todas as partes do mundo. Meu background é em artes visuais (fotografia, pintura, design) e minha primeira língua é português (Brasil), muitas vezes senti que não haveria espaço para me integrar nessa comunidade.
É de extrema importância criar alternativos projetos dentro da comunidade onde pessoas consigam se conectar e colaborar juntos para o crescimento de ENS trazendo mais valor para esta.
Traduções ‘Learn Docs’
Um grande envolvimento começou a gerar em torno da comunidade LATAM e algumas iniciativas foram criadas para amplificar a comunidade global. Esta iniciativa foi sugerida no início deste ano por estmcmxci.eth para Stewards, mencionando sobre a importância de traduzir documentação não técnica para outros idiomas. Desde então, o ENS DAO Translation Initiative foi lançado, e até o momento:
Documentação de introdução a ENS traduzidos para 4 idiomas diferentes
Construção de uma pequena, mas próxima comunidade de 22 pessoas de 10 ou mais países diferentes
Criação de diversas chamadas quinzenais com foco na construção de uma relação e criando uma perspectiva global compartilhada sobre ENS.
A iniciativa de tradução dos documentos de aprendizado surgiu a partir da necessidade de tornar o espaço mais inclusivo para não falantes de inglês, onde estes conseguem ter possibilidade de acessar uma informação detalhada e valiosa, de fácil acesso. Essa documentação traz diversas informações para aprendizes, entusiastas e especialistas. A linguagem é clara e você pode acompanhar o glossário caso tenha dúvidas, esse material está disponível para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender.
Inicialmente, a primeira documentação foi traduzida em Espanhol e tive a oportunidade de traduzir estes documentos para Português (Brasil). A proposta foi guiada e apresentada por estmcmxci.eth e conduzida por coltron.eth, onde ambos foram extremamente pacientes e atenciosos para esclarecer qualquer dúvida em relação ao projeto. Em nossa primeira conversa, foi apresentado a ferramenta Crowdin, esta que vem sendo usada para traduções destas documentações. Fizemos uma primeira tour pela plataforma para familiarização, o que facilitou no processo de traduções. Semanalmente chamadas eram realizadas para esclarecimento de dúvidas, análise do processo e feedbacks.
A tradução para mim, como uma pessoa não técnica e aprendiz no espaço, levou cerca de 6 - 8 horas para ser finalizada. Foi necessário desenvolver não apenas uma tradução literal, mas entender como cada terminologia teria o seu real significado em outra língua.
Para finalizar o projeto, oddfather.eth inserido em Web3 e criador de uma comunidade no Metaverso, foi o responsável pela revisão destes materiais. Trabalhamos em conjunto para termos certeza de que todas as terminologias fariam sentido em Português. O material está disponível para todos aqueles que tenham interesse em conhecer mais sobre a ferramenta ENS.
Design ‘Public Goods Highlights - Twitter Space’
Outro projeto super importante que tive a oportunidade de colaborar foi a realização de Public Goods Highlights Gitcoin GR15 - Twitter Space, destacando projetos desenvolvidos por mulheres em Web3 que geram impacto e inspiram outras mulheres a fazerem parte desse universo.
Fiquei encarregada em auxiliar na criação da parte visual que seria divulgada no Twitter. Foram duas semanas de conversas para conhecer mais sobre esses projetos que faziam parte do Gitcoin GR15, onde existe a possibilidade de apoiar esses bens públicos através de doações. Alguns dos projetos convidados foram: ENS Queens, She256 e Blu3dao.
Este espaço foi liderado por hellenstans.eth, contribuinte em diversos projetos focados em bens públicos além do Mulheres em Web2, como: ENSRedirect, ENS PG WG. Além disso, Hellen foi nominada para o ‘Public Goods Scholarship’ onde 6 indicados foram votados para receber bolsa de 12.000 USDC, cada um deles de 1.000 USDC por mês durante 12 meses a partir de dezembro de 2022. Esta bolsa de estudos é para pessoas que estão focadas em bens públicos em um escopo mais amplo que beneficia todo o espaço Ethereum ou Web3.
ENS DAO Global Initiative - Eventos Presenciais
O ENS DAO é um protocolo único onde existe uma variedade de participantes de diferentes origens socioeconômicas. O Protocolo ENS representa uma oportunidade para que a Web3 gere impacto no mundo real. Seria de grande importância, administradores terem ajuda com um buffer e assistência adicional de colaboradores, a fim de organizar e coordenar eventos de sucesso como o ENS DAO Happy Hour em Bogotá. De certa forma, a comunidade geral do ENS Global pode colaborar também auxiliando na parte visual, como design para divulgação destes eventos, podendo ter colaborações de forma remota e fotografia/documentando este evento e apresentando para aqueles que não estiveram presentes pessoalmente.
Uma das mais recentes propostas sugerida, também por estmcmxci.eth, é sobre a necessidade de uma iniciativa focada para criar diferentes ecossistemas para usar o ENS em iniciativas de pequenas empresas.
A iniciativa, pretende identificar e capacitar as ligações comunitárias para ajudar a facilitar o intercâmbio cultural através da coordenação de eventos da ENS DAO apoiados em vida real, onde seriam organizados eventos locais por contribuintes de confiança, altamente competentes e emocionalmente inteligentes com o objetivo de explicar por que suas comunidades devem se envolver e se tornar parte do ecossistema global do ENS DAO. A intenção seria focar em educação, promovendo workshops em como implementar todo o potencial de seu ENS para sua empresa.
Duas propostas estão sendo desenvolvidas para eventos na Colômbia e Uruguai. Neste momento estão em fase de revisão e abertas para a comunidade fornecer um feedback.
Conclusão
Os domínios ENS pretendem se tornar os nomes de usuário do web3 e podem armazenar carteiras de cripto moedas, sites, hashes de conteúdo e metadados. Ao utilizar um domínio Ethereum Name Service, toda a interação entre os usuários se torna mais transparente e fácil de acompanhar.
O ENS é administrado por uma organização sem fins lucrativos e para a comunidade. A participação da comunidade é fundamental para a construção de uma infraestrutura descentralizada. Criando uma nova metodologia, que possibilita estarmos livres das estruturas que foram criadas de forma exploradora.
Existem diversas formas de criar mais valor para seu domínio ENS e também para uma comunidade. Ainda assim sabemos, que boa parte do mundo ainda não conhece ou até mesmo não entende a importância da utilidade por trás do Protocolo ENS. Várias oportunidades estão disponíveis para gerar algo novo no momento em que vivemos.
Referências:
Community Initiative: Global Community Hub for IRL Localization